sexta-feira, 3 de julho de 2015

Relato do parto da Victoria - Parto humanizado hospitalar de bebê prematuro (01/04/15 - escrito por ela)

Hoje trago o relato do nascimento do José, que veio ao mundo prematuro (36 semanas). Ele é filho da Victória e do Márcio, casal super empoderado que veio de Guaíra a Cascavel só pra ter o nascimento do seu filho respeitado. Segue o relato escrito por ela:

"Com 4 meses de gestação troquei de médico e de Umuarama partimos para cascavel em busca de uma equipe humanizada para ter o meu tão sonhado parto natural, Conheci primeiro a Mari, anjo de pessoa, mulher abençoada que me trouxe ainda mais segurança, e deixei para conhecer a Honi quando completasse 37 semanas, 

Estava tudo certo e combinado, Mas no dia em que completei 36 semanas minha bolsa rompeu e comecei a perder liquido, Nosso menino resolveu adiantar e nos pegou de surpresa, Arrumamos nossas coisas e fomos para cascavel, Chegando la almoçamos no Mc’Donalds (na maior tranquilidade kk) e depois fomos para o hospital, Estava com contrações frequentes, mas sem ritmo e sem dor, Por volta das 9 da noite as contrações começaram a ficar bem doloridas, de madrugada pioraram, e logo pela manha estavam super intensas. 

Relaxar na bola, no chuveiro, comer e cochilar foram essenciais pra que eu me mantivesse ativa durante o trabalho de parto, Quase na hora do almoço resolvi ir pro chuveiro de novo e la começam os puxos, A honi fez o toque e viu que o José estava chegando, Então correu chamar o pediatra e o obstetra, Fui para a banqueta de parto, e depois de 26 horas de bolsa rota e mais de 12 horas de trabalho de parto ativo, as 11:43 do dia 1 abril, nasceu nosso bebe com 2,400g e 43,5 cm, 

Veio direto para o meu colo, rosadinho, quentinho, cheio de vernix, O pediatra o examinou no meu colo, nota 9/10, Fomos para a cama e la ficamos coladinhos por mais de 2 horas, Nesse tempo ele mamou e eu ganhei almoço na boca dado pela Mari (um mimo só *-* ). Só depois desse período que ele foi medido e pesado.





Levantei e fui tomar um delicioso banho, com direito a lavar a cabeça e tudo, Estava renovada , sem dor alguma, sem cortes, sem pontos, estava 100%. O tempo do meu bebe foi respeitado, Ele não recebeu nitrato de prata nos olhinhos, Não precisou de uti neo mesmo sendo prematuro, por conta das contrações que forçaram o amadurecimentos dos pulmões, E tomou banho somente 23 horas depois de nascido (no apartamento, com mamãe e papai assistindo e recebendo instruções da enfermeira), foi recebido com todo o respeito!! Meu sonho se realizou. 
Entre minha mãe, sogra, tias e primas fui a primeira a ter um parto normal, a pressão para recorrer a cesárea foi grande, mas estava certa do que eu queria, Eu sempre acreditei na minha capacidade de parir. Não deixei ninguém me colocar medo. 
Quando me perguntam: Doeu? Sim, doeu pra caramba! O expulsivo então colega, é punk! Deu vontade de desistir? No final até que deu, mas 5 minutos depois meu bebe já estava nos meus braços. Faria de novo? Já estou imaginando como será o próximo
Meu agradecimento especial vai para Deus, pois ele colocou a melhor doula e a melhor enfermeira obstetra no meu caminho, meninas vocês são nota 1000, Temos um carinho imenso por vocês, mas também né,.. com tanta ocitocina envolvida, não tem como não amar kk As duas moram nos nossos corações  
Toda mulher merece uma doula. Toda mulher merece uma enfermeira obstetra. Todo bebe merece nascer com respeito."

sexta-feira, 20 de março de 2015

Relato do Parto da Patrícia - Parto Natural Hospitalar (06/03/15 - escrito por ela)

"Relato Parto Humanizado com muito amor  ...

Hoje após 13 dias de um dia mágico, compartilho com vocês a experiência do meu parto, a chegada da minha filha Paola...

Com certeza um parto começa muito antes do que o seu dia efetivo, e assim foi o meu. Muita luta, muitas duvidas, muita leitura até mergulhar na ideia de receber minha filha da forma mais natural e humana possível: parto normal e humanizado, se assim minha saúde e de minha filha permitisse. Escolhi os profissionais que me apoiariam e começamos o preparo, que incluiu até protestos na luta pelo direito de parto com respeito.

Lutamos desde cedo né filha...
Lutamos por uma equipe médica (Ginecologisca e Pediatra) que abraçasse a causa;
Lutamos por um hospital que permitisse o procedimento;
Lutamos contra exames e pressão alta;
E lutamos contra uma sociedade cheia de críticas, de não respeito ao próximo, á opinião e decisão do outro, e a falta de informação...
Mas tudo fez sentido quando o dia chegou ...

No dia 05/03/2015 passei o dia todo com contrações leves e espaçadas ... o que ainda não indicava um trabalho de parto, mas já era meu corpo dando seus sinais...
E assim foi, na madrugada dia 06/03/2015  com 40 semanas e 3 dias, começaria o dia mais mágico da minha vida!!!

 As 3:00 acordei com contração e as monitorei por 1 hora junto com meu esposo, e vimos que estavam em 3 contrações em 10 minutos! Que maravilha estava começando!!!! Fui para banheira e Liguei para Minha Doula Marieli e para minha enfermeira Obstétrica Honiely. As 5:00 chega Marieli com um sorriso lindo no rosto: Chegou o dia Pati! e as 7:00 chegou a Honi mega preparada!
Ficamos em casa com massagens e monitoramento até as 9:00 e então fomos para o hospital.

 As contrações aumentavam e como dizia a Mari: é menos uma... no hospital tive todo o suporte que essas duas mulheres maravilhosas poderiam nos dar, além de um suporte essencial, que sem ele não  conseguiríamos... meu esposo Anatoly! È claro que sempre o amei, mas neste dia ele foi perfeito! Estava entregue junto comigo a esse momento! Gestos, carinhos e palavras que jamais esquecerei! Um Pai amoroso esperando seu filha!

Dr Juliano e Dr. Paulo estavam á caminho e chegaram as 13:50.
Dr. Juliano sugere romper a minha bolsa e nós aceitamos.

Então ás 14:12 sentada na banqueta de parto, com meu esposo atrás de mim, me dando um abraço de muito amor, com a Honi escutando o coraçãozinho da Paola, veio uma contração, senti vontade de fazer muita força, e sem esperarmos Nasceu minha princesa!!!


Queria achar palavras pra descrever esse momento, mas acredito que não existem... que sensação ... que emoção.... nunca vivi nada igual na minha vida! Nem passou perto do que imaginei, é Magnífico!! A Honi a pegou e imediatamente levou ao meu colo!

Ficamos abraçados os três: eu, meu esposo e nossa filha! Choro de alegria, de realização e muito amor! A partir desse momento não nos separam mais, sem intervenções!  Dr  Paulo escutou seu coração sem tirar ela do meu colo, a levei comigo junto para cama e ali ficamos por 2 horas, amamentando e nos sentindo! Nos permitindo aquele momento único! Foi lindo! Fico em lagrimas só de lembrar! Papai cortou seu cordão umbilical e veio ficar conosco! Agora somos três!!!

Deus nos deu esta benção, esta realização deste sonho mais lindo que poderíamos acreditar!

Foram 11 horas em trabalho de parto, a dor existe? sim ela é real e forte, mas não tem preço o que ela nos proporciona! Não tem dor que não valha esse momento! É único, è mágico, é feito por Deus!!
Obrigada á todos : Dr Juliano, Dr Paulo, Marieli e Honiely, pelo carinho e respeito! Seremos eternamente gratos!"




Queridos, eu é que serei eternamente grata pela alegria de poder testemunhar o nascimento da princesa de vocês! Que Deus continue sendo sempre o centro desta família, pois Ele vai saber conduzí-los pelos caminhos da Sabedoria e do Amor, tão necessários no exercício da paternidade!!!