sexta-feira, 12 de agosto de 2011

Por que contratar uma doula?



Quando eu estive grávida, procurei muito por algum profissional que entendesse minha maneira de pensar. Eu havia sonhado muito em ser mãe, e receber minha filha da maneira mais natural possível me parecia algo óbvio. Me cuidei muito na gestação, fiz caminhadas, cuidei da minha alimentação, conversei muito com minha filha na barriga, então porque eu deveria delegar o parto para outra pessoa? Se eu tinha tomado todas as decisões até então, por que nesse momento eu não participaria?

Meu parto (prometo que posto meu relato aqui, hora dessas) foi normal, tranquilo, maravilhoso, mas em alguns pontos ficou distante do que eu havia pensado. Várias intervenções desnecessárias acabaram por me separar da minha pequena logo após o nascimento, e só pude conhecê-la e pegá-la no colo 3 horas depois. No fundo eu sabia que as intervenções que estavam sendo feitas não eram necessárias, minha natureza estava agindo perfeitamente, mas é pedir demais que uma mulher em trabalho de parto tenha que ficar brigando pra ter seus direitos e vontades atendidos. Acabei permitindo tudo, sem nem conseguir argumentar.

Hoje vejo que a presença de uma doula ao meu lado naquele momento poderia ter feito a diferença. Eu não sabia como funcionava o corpo de uma mulher em trabalho de parto, então não sabia exatamente quanto tempo deveria esperar até ir pro hospital, não sabia que posições poderiam me ajudar a amenizar o desconforto das contrações, não sabia se o que estava acontecendo era normal... e as coisas aconteceram como consequência disso e da forma de atendimento que os profissionais me prestaram.

O fato de ter alguém junto à parturiente que tenha conhecimento sobre a fisiologia do nascimento faz toda a diferença. A gestante pode se entregar ao trabalho de parto quando sabe que tudo está acontecendo como deveria. Pode manter a tranquilidade, sem deixar que sentimentos de medo e insegurança atrapalhem a liberação de ocitocina. Pode sentir-se apoiada durante as contrações, sentindo que não está sozinha, que alguém que já passou pela mesma experiência agora a incentiva a não se entregar na metade do caminho.

Hoje não imagino um próximo parto sem uma doula. Mesmo sabendo muuuuuuuuuito mais do que há 2 anos atrás, sinto que esse apoio físico e emocional vai ser determinante pra tornar esse momento o mais tranquilo possível.

Em geral, quando se fala em escolher uma cesárea para via de nascimento de um filho, grande parte das mulheres justifica que "tem medo do parto normal". O medo pode ser "combatido" com 2 ferramentas poderosas:



  • INFORMAÇÃO: só temos medo do que desconhecemos. Quanto mais a gestante ler, pesquisar, se "empoderar", menos espaço haverá pro medo do desconhecido.


  • APOIO: até algumas décadas atrás era incomum deixar uma mulher em trabalho de parto sem acompanhante algum. É claro que a doula não substitui o acompanhante, mas por não ter uma ligação tão direta com a gestante ela consegue manter a calma e o controle mais facilmente. Muitas vezes só o gesto de olhar nos olhos, ou segurar a mão da parturiente, já é suficiente pra acalmar e confortar. Nem palavras precisam ser ditas...


E você, o que pensa sobre tudo isso? Você contrataria uma doula? Por que?


Um comentário:

  1. Oi Marieli, nossa como é dificil ver o quanto os médicos se acham... e o quanto nos tiram a oportunidade de sermos donas de algo que sempre possuimos (o Parto), mas eles nos tiram tudo, e alguns hospitais nos tiram o direito de ter um acompanhante, uma pessoa que mesmo sem preparo esteja ali, só pra segurar em nossas mãos. Mas graças a Deus, estamos ganhando nosso espaço, tanto como mães, quanto como doulas. E o legal é mostrar a essas mulheres o que elas PODEM e o quanto uma companhia agradavel e preparada pode coloborar com esse empoderamento.

    Parabéns pelo Blog.

    Beijos Elaine Sdi.

    ResponderExcluir