quarta-feira, 17 de agosto de 2011

"Será que estou com POUCO LEITE?"

Semana passada liguei pra uma gestante que acompanhei pra saber como estavam ela e o bebê. Conversamos um pouco e ela me contou que ele andava chorando bastante (normal pra um recém-nascido de 2 semanas, né?), e na consulta o pediatra disse que o choro era de fome, ela estava com pouco leite. Receitou remédio pra aumentar a produção de leite e mandou complementar com leite artificial, e ela seguiu as recomendações (contra a própria vontade).

Fiquei intrigada: como o pediatra constatou isso nos 10 minutos em que ela ficou no consultório dele? Perguntei por que ela achava que estava com pouco leite, e ela comentou que 3 dias após o parto as mamas haviam enchido bastante e vazavam muito, mas agora elas estavam menores e já não vazavam mais, então o leite devia estar secando mesmo.

Achei importante relatar essa história aqui (já conto o final dela!) por que essa dúvida incomoda muitas mães de primeira viagem. Realmente, após a "apojadura" (descida) do leite, que ocorre em média 72 horas após o parto, é comum que as mamas produzam muito mais leite do que o necessário pra um bebê (aliás, é por isso que mães de gêmeos podem amamentar exclusivamente seus 2 bebês). O corpo não tem como saber quanto leite o bebê vai precisar, então a natureza (generosa) produz em excesso, pra sobrar mesmo, até que o bebê estabeleça um ritmo. Quando o bebê já se adaptou com as mamadas e já tem uma quantidade média por dia, as mamas reduzem a produção, e podem dar a impressão de estarem esvaziando.Não significa, de forma alguma, que o leite esteja secando.

O que é determinante para que o corpo da mulher entenda que precisa continuar a produção de leite é o ESVAZIAMENTO DA MAMA. Aqui está o grande segredo. Quando a mama está cheia, a informação que chega ao cérebro é: "pode reduzir a produção, tem bastante ainda". Por outro lado, se o bebê vai sugando ou a mãe esgota manualmente o seio, a informação enviada é outra: "pode mandar produzir mais porque está esvaziando".

Vejamos a questão agora por outro lado: então quer dizer que, se a mãe quer aumentar a produção de leite, tem que esvaziar mais o seio? Exatamente! Aliás, eu diria que a única coisa que faz aumentar o leite, além de remédios indicados pra isso, é oferecer mais o peito (tá, vou receber críticas por esse comentário, estou preparada! rs!). Nem canjica, nem cerveja preta, nem tomar muito leite, nem chá disso ou daquilo. Até mesmo a orientação que se costuma dar pras lactantes de tomar bastante líquido não influencia na quantidade de leite produzido. Tomar 2 litros de água por dia é recomendação pra qualquer adulto, e é a mesma pra mulher que amamenta... Precisa sim tomar, mas é pelos mesmos motivos de toda a população. Se o corpo precisar de mais líquido para a lactogênese, a mulher vai sentir sede, toma água, e tudo está resolvido.

Esse fato explica por que a produção de leite diminui quando se introduz a mamadeira. Aquela história que se conta por aí de que se a mãe der a mamadeira pro filho o leite vai secar tem, sim, fundamento, e não é mito não. Funciona assim: se a mãe passar a dar 50 ml de leite artificial pro bebê, são 50 ml a menos de leite que a mama vai precisar produzir. Depois de algumas semanas, a mama já não produzirá esses 50 ml, pois o corpo vai entender que não precisa.

Mas essa adaptação não acontece só pra "reduzir" a produção do leite, funciona da mesma forma pra aumentar. O bebê recém-nascido mama menor quantidade que um bebê de 6 meses. Então como é que a mama "adivinha" que tem que aumentar a produção? De novo, pelo estímulo! O bebê vai sugando mais, e depois de alguns dias a produção está maior. Eu lembro muito bem de algumas fases durante os primeiros meses da minha filha que parecia que ela queria ficar o dia todo no seio. Isso é muito comum quando o bebê está passando pelos "Picos de Crescimento" (esse assunto merece outro post...), e mama mais pra forçar os seios a aumentarem a produção. Então, bebê que passa alguns dias mamando mais não está mimado, está crescendo!

Resuminho então, vamos lá?


  • Nas primeiras semanas após o parto os seios podem vazar e ficar muito grandes, mas algum tempo depois (varia de mulher pra mulher) eles vão diminuir. Não estão esvaziando, só se ajustaram à demanda.

  • Oferecer a mamadeira, mesmo que seja pra substituir uma mamada só, vai reduzir a produção de leite.

  • Pra aumentar a produção de leite: oferecer mais o seio (tá, continuem tomando muito líquido, ok? rs!).
Quanto à minha amiga, ela foi no encontro do Gesta essa semana sobre amamentação, e disse que vai continuar firme oferecendo o seio mais vezes. Decidiu por não complementar mais com mamadeira, e vai amamentar exclusivamente ao seio.

Críticas? Dúvidas? Sugestões? Podem postar nos comentários... A troca de experiências sempre é interessante!

4 comentários:

  1. Muito Legal seu post Marieli, para nós que somos mamaes de primeira viajem, é uma dica muito importante..

    Parabens

    Pithi

    ResponderExcluir
  2. Mari uma dúvida...
    No caso de mães que amamentam seus piticos que já tem 01 aninho, querem continuar amamentando, mas pretendem voltar a tomar anti-concepcional. Aqueles com dosagens mais fracas receitados pelos ginecos acabam que por não segurar a mestruação no ciclo certo, e o receio de dosagens maiores é prejudicar a criança. Isso realmente acontece, os hormônios passam pro leite e em consequencia pra criança?

    ResponderExcluir
  3. Eu acho que alem do estimulo para aumentar a produção deleite alimentos e bebidas relactantes são importantes sim, mas o mais importante é o estimulo..


    mari.. será que a ajuda da maquininha de ordenha elétrica pode auxilia la?
    se for ajudar fala comigo que eu empresto a minha para ela ^^

    adoraria ler sobre os picos de crescimento infantil acho isso importante isso apra nos mamães ^^

    beijokas

    ResponderExcluir
  4. Oi, Alini! Comentei sua pergunta aqui nesse outro post: http://doulamari.blogspot.com/2011/08/anticoncepcionais-durante-amamentacao.html

    Espero ter respondido! Beijinhos!

    ResponderExcluir